Home > Notícias > Cálculo renal – constituição e prevenção

Cálculo renal – constituição e prevenção

17.02.2016 | Dicas, Gerais

O cálculo renal é uma condição que afeta tanto homens quanto mulheres, provocando uma dor intensa na região lombar alta. A dor é provocada quando o cálculo cai na pelve renal e vai para o ureter, bloqueando a passagem da urina. À medida que se movimenta, descendo pelo ureter, as cólicas se intensificam.

Indivíduos diagnosticados com o problema normalmente apresentam um distúrbio metabólico que resulta na formação da pedra, esta formada a partir dos cristais eliminados pela urina. Na maioria dos casos, o cálculo é formado por excesso de oxalato de cálcio. Outros tipos são decorrentes do excesso de ácido úrico na urina, de infecções urinárias e da falta de citrato.

Após o diagnóstico do cálculo renal, é recomendada a realização de uma avaliação metabólica. Com uma análise adequada da constituição do cálculo, pode ser indicada uma abordagem direcionada.

A prevenção do cálculo renal pode ser realizada por meio do tratamento medicamentoso e não medicamentoso, sendo este último o mais recomendado. Assim, a partir de algumas alterações na dieta, o paciente consegue prevenir a formação de novos cálculos.

Por exemplo, o consumo de sal está relacionado com a formação de cálculos, além de uma dieta hiperproteica que favorece a manifestação do problema. A vitamina C, em excesso, estimula a eliminação do oxalato de cálcio, o que também pode provocar a formação do cálculo. Por outro lado, o consumo balanceado de cálcio auxilia em sua prevenção.

Além de adotar uma dieta adequada, é fundamental a ingestão de muito líquido. Principalmente no calor, quando o organismo perde mais água pela pele. Neste caso, a urina fica muito concentrada, aumentando a possibilidade da formação do cálculo. Para a melhor prevenção, o ideal é uma ingestão homogênea de líquido, de dois a três litros por dia.