Home > Cirurgias > Rim > Cirurgias Laparoscópicas e Robóticas

Cirurgias Laparoscópicas e Robóticas

Todo ato cirúrgico causa alguma agressão ao paciente. Na tentativa de se reduzir ao máximo esse trauma cirúrgico, atualmente preferimos, sempre que possível, alguma técnica minimamente invasiva para tratar determinada doença. Em Urologia as cirurgias endoscópicas, nas quais aparelhos são introduzidos pelos orifícios naturais, como a uretra, já são empregadas há várias décadas. Mais recentemente, surgiram as cirurgias por vídeo, ou videolaparoscopia ou cirurgias laparoscópicas, nas quais pequenas incisões, de 0,5cm a 1cm, são realizadas na parede abdominal, e por elas o cirurgião introduz os intrumentos cirúrgicos para cada tipo de operação. Com a redução do tamanho das incisões, a recuperação tende a ser mais rápida, com menor internação e menos dor no pós-operatório. Há também a cirurgia laparoscópica assistida por robô, ou cirurgia robótica, na qual, ao invés do cirurgião manusear as pinças, ele controla os instrumentos por meio de um console robótico, ao lado do paciente. É também uma forma de cirurgia laparoscópicas, com incisões semelhantes a esta, mas com a utilização de um “intermediário”, que seria o robô. O aprendizado e a ergonomia para o cirurgião são mais vantajosos na cirurgia robótica, mas os custos ainda são um fator limitante à sua disseminação.

O médico assistente poderá definir qual técnica é mais vantajosa para cada paciente e cada doença.

Informações ao Paciente

Antes do procedimento

• Realizar risco cirúrgico com seu cardiologista ou clínico.
  • Realizar consulta pré-anestésica com médico anestesiologista do Hospital onde será operado.
  • Ler com atenção e preencher o consentimento informado específico para a cirurgia.
  • Suspender medicamentos que contenham ácido acetil-salicílico (AAS) 8 dias antes da cirurgia (desde que autorizado pelo cardiologista assistente).
  • Suspender medicamentos orais para diabetes (hipoglicemiantes orais) 48 horas antes da cirurgia.
  • Aplicar uma seringa de 40mg de enoxaparina (Clexane ou similar) às 20 horas da véspera da operação (nos casos indicados).

No dia do procedimento

• Jejum de 8 horas no pré-operatório.
  • Líquidos claros podem ser ingeridos até 5 horas antes da cirurgia, tais como água, água de coco filtrada, isotônicos (Gatorade ou similares).
  • Levar, no dia da operação, todos os exames, relatórios, avaliações, consentimento informado assinado, etc.
  • Procurar o setor de internação do Hospital onde será operado 2 horas antes da cirurgia.

Após o procedimento

• Evitar esforços físicos durante 30 dias
  • Ingerir bastante líquido
  • Em caso de urgência, comunicar com seu médico assistente e retornar imediatamente ao pronto-socorro do Hospital onde foi operado

Esta é uma orientação geral que serve como um “check list” para o paciente. Não substitui a orientação pessoalmente dada pelo médico assistente e deve ser individualizada de acordo com características do paciente, de sua doença e da operação programada.