Home > Cirurgias > Próstata > Observação Vigilante e Vigilância Ativa

Observação Vigilante e Vigilância Ativa

Sabendo-se da característica indolente de alguns tumores de próstata, essa doença pode ser, em casos selecionados, observada, adiando-se o tratamento para o momento em que a doença evoluir. Os pacientes devem ser bem orientados e devem seguir um protocolo rigoroso de acompanhamento, incluindo repetições periódicas da biópsia da próstata. Não se pode indicar essa forma de “tratamento” para todos os pacientes, mas deve ser discutida individualmente.

Informações ao Paciente

Antes do procedimento

• Realizar risco cirúrgico com seu cardiologista ou clínico.
  • Realizar consulta pré-anestésica com médico anestesiologista do Hospital onde será operado.
  • Ler com atenção e preencher o consentimento informado específico para a cirurgia.
  • Suspender medicamentos que contenham ácido acetil-salicílico (AAS) 8 dias antes da cirurgia (desde que autorizado pelo cardiologista assistente).
  • Suspender medicamentos orais para diabetes (hipoglicemiantes orais) 48 horas antes da cirurgia.
  • Aplicar uma seringa de 40mg de enoxaparina (Clexane ou similar) às 20 horas da véspera da operação (nos casos indicados).

No dia do procedimento

• Jejum de 8 horas no pré-operatório.
  • Líquidos claros podem ser ingeridos até 5 horas antes da cirurgia, tais como água, água de coco filtrada, isotônicos (Gatorade ou similares).
  • Levar, no dia da operação, todos os exames, relatórios, avaliações, consentimento informado assinado, etc.
  • Procurar o setor de internação do Hospital onde será operado 2 horas antes da cirurgia.

Após o procedimento

• Evitar esforços físicos durante 30 dias
  • Ingerir bastante líquido
  • Em caso de urgência, comunicar com seu médico assistente e retornar imediatamente ao pronto-socorro do Hospital onde foi operado

Esta é uma orientação geral que serve como um “check list” para o paciente. Não substitui a orientação pessoalmente dada pelo médico assistente e deve ser individualizada de acordo com características do paciente, de sua doença e da operação programada.