Home > Notícias > Cistite recorrente

Cistite recorrente

23.12.2015 | Patologias

A cistite é uma infecção urinária que acomete a bexiga. Quando acomete os rins, é chamada de pielonefrite.

As principais manifestações da cistite são dores ao urinar, aumento da frequência urinária, sangue na urina e desejo urgente de urinar. Febre ou piora do estado geral não estão associadas à cistite, mas ela pode cursar com dor na parte baixa do abdome.

Já a pielonefrite apresenta um quadro potencialmente mais grave, cursando com dor lombar e febre, além de piora do estado geral. Obviamente, os quadros não são sempre tão bem definidos, o que torna fundamental que o paciente seja diagnosticado por médicos habilitados para que se comprove a infecção por meio de avaliação clínica e exames complementares.

A cistite, quando recorrente (com mais de três episódios ao ano), torna-se um grande incômodo, principalmente para as mulheres. Elas são as maiores vítimas dessa condição e, por isso, devem passar por uma avaliação geral de saúde. O objetivo dessa avaliação é identificar alguma causa que explique a recorrência. Porém, mesmo quando a causa não é identificada, pode-se utilizar alguma estratégia como forma de prevenção da cistite recorrente. Por vezes empregamos antibióticos em baixa dosagem por tempo prolongado. Outras vezes, indicamos o uso de tal regime antibiótico após a relação sexual. Há ainda a possibilidade de melhora da recorrência da infecção urinária por meio da reposição local de hormônios na mulher em menopausa.

Deve-se, portanto, realizar uma avaliação médica para se definir qual a melhor conduta para cada paciente com infecção urinária recorrente.