Home > Informações ao Paciente

Informações ao Paciente

Perguntas Frequentes

O que é Urologia?

A Urologia é uma especialidade ampla que trata das doenças do aparelho urinário de homens e mulheres e do aparelho reprodutor e genitália masculina. A especialidade trata, portanto, de homens, mulheres, crianças, adultos e idosos. É uma especialidade clínica e cirúrgica, portanto os urologistas são cirurgiões.

Urologistas atendem mulheres? E crianças?

Sim, como a especialidade abrange o aparelho urinário de ambos os gêneros, o Urologista atende frequentemente mulheres com várias queixas urológicas, como infecções urinárias, incontinência urinária, cálculos e tumores. As crianças também podem precisar de avaliação urológica por vários problemas, como malformações do trato urinário, infecções urinárias e cálculos.

O que é a próstata? Para que serve?

A próstata é uma glândula exclusiva dos homens, que fica logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra. Sua função é produzir uma parte do esperma (cerca de 25%), sendo, portanto, um órgão do aparelho reprodutor masculino, mas com íntima relação com o aparelho urinário.
Seu tamanho aproximado é o de uma noz, pesando cerca de 25g.
Há três doenças mais comuns da próstata: a hiperplasia prostática benigna, o câncer de próstata e a prostatite.

Quando o homem deve fazer a avaliação de próstata?

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens negros ou que tenham história familiar de câncer de próstata comecem a fazer a avaliação urológica aos 45 anos. Os demais homens podem iniciar aos 50 anos. Em caso de queixas urinárias, os homens deverão procurar seu urologista em qualquer idade.

Quem tem cálculos renais deve evitar tomar leite e derivados? E tomate, deve ser evitado? Qual a dieta recomendada para formadores de cálculos renais?

Quem tem cálculos renais não deve evitar leite e derivados. Diferentemente do que parece, ao evitarmos esses alimentos, aumentará a chance de formação de cálculos devido a desequilíbrio em outra substância envolvida na formação de cálculos: oxalato. Além disso, o cálcio do leite é benéfico para o metabolismo ósseo.
Também o tomate, conhecido popularmente como vilão na formação de cálculos, não precisa ser evitado por quem tem cálculos renais.
A dieta recomendada é à base de muito líquido, suficiente para manter um volume de urina de 2000ml ao dia, além de evitar excesso de proteínas e de sódio (sal).

Onde posso estacionar perto do consultório?

Nosso consultório fica em frente ao Hospital Mater Dei Santo Agostinho, em um prédio da Construtora Agmar com estacionamento rotativo.

Como entro em contato?

Você pode entrar em contato com uma de nossas secretárias através do telefone 31 3643-7530 ou 31 3643-7533, ou pelo formulário de contato.

O horário para contato nesses números é das 8h às 18h, de segunda a sexta. Caso prefira, também pode falar conosco através do preenchimento do nosso formulário de contato online. Para isso, acesse nossa área de contato.
Caso prefira enviar um e-mail: contato@drbrunomello.com.br

Últimas Notícias