Home > Notícias > A nefroureterectomia pelas técnicas aberta e laparoscópica

A nefroureterectomia pelas técnicas aberta e laparoscópica

15.10.2015 | Técnicas Cirúrgicas

A nefroureterectomia é um tipo de tratamento para o câncer urotelial (tumor originado no revestimento do rim ou ureter). É realizada a retirada do rim e ureter e pode ser feita por técnica aberta ou laparoscópica (minimamente invasiva).

Um estudo publicado em setembro de 2015 no Journal of Endourology faz uma  comparação entre a nefrouretectomia pelas duas técnicas. O estudo, realizado entre 2006 e 2012 com pacientes em tratamento indicou que ambas apresentam praticamente a mesma taxa de complicações. Por outro lado, a técnica minimamente invasiva (laparoscópica) oferece algumas vantagens para o paciente em relação à técnica aberta, além do mesmo nível de segurança no procedimento.

O estudo foi realizado com quase 900 pacientes que se submeteram a uma das duas técnicas cirúrgicas. A maioria dos pacientes observados realizou o tratamento através da técnica minimamente invasiva. Porém, para cada tipo de procedimento, foi observada a mesma taxa de complicações num período de 30 dias após a cirurgia (cerca de 12%).

De acordo com a pesquisa, concluiu-se que a técnica laparoscópica é mais vantajosa para o paciente. Ela apresenta uma recuperação mais rápida, há menos riscos de uma transfusão sanguínea e de se necessitar de um novo procedimento cirúrgico.

Fonte: Journal of Endourology/Endourological Society
A Comparison of 30-Day Perioperative Outcomes in Open Versus Minimally Invasive Nephroureterectomy for Upper Tract Urothelial Carcinoma: Analysis of 896 Patients From the American College of Surgeons-National Surgical Quality Improvement Program Database
J Endourol 2015 Sep 01;29(9)1052-1058, J Hanske, A Sanchez, M Schmid, CP Meyer, F Abdollah, AS Feldman, AS Kibel, JD Sammon, M Menon, JR Eswara, J Noldus, QD Trinh