Home > Notícias > A quimioprofilaxia na prevenção do tromboembolismo venoso

A quimioprofilaxia na prevenção do tromboembolismo venoso

03.03.2016 | Patologias

A embolia pulmonar é uma das principais causas de morte no paciente cirúrgico, e é passível de prevenção. A movimentação precoce, movimentação ativa e passiva das pernas, uso de heparina ou derivados e outras medidas são as formas que os cirurgiões dispõem para prevenir essa importante complicação.

Um estudo realizado entre agosto de 2013 e janeiro de 2014 avaliou a segurança e a eficácia da quimioprofilaxia (uso de heparina ou derivado) na prevenção do tromboembolismo venoso (TEV), uma patologia que pode resultar em complicações graves, desde a trombose venosa profunda, até a embolia pulmonar e até mesmo a morte. A avaliação foi feita com pacientes submetidos aos tratamentos de câncer, sendo que 10% passaram pelos procedimentos de cistectomia ou nefrectomia, ou seja, retirada da bexiga ou do rim.

Para efeito comparativo, o estudo avaliou cerca de 2000 pacientes que receberam a profilaxia para TEV no pré-operatório e 4000 que não receberam. Os autores notaram que os pacientes do primeiro grupo não tiveram maior risco de hemorragia, apresentaram um risco menor de transfusão de sangue no pós-operatório e de embolia pulmonar.

Com os dados analisados, o estudo concluiu que a aplicação da quimioprofilaxia no pré-operatório em pacientes submetidos aos tratamentos de câncer é seguro e eficaz na prevenção do tromboembolismo venoso.

Referência:
Journal of the American College of Surgeons
Preoperative Chemoprophylaxis Is Safe in Major Oncology Operations and Effective at Preventing Venous Thromboembolism
J. Am. Coll. Surg. 2016 Feb 01;222(2)129-137, LV Selby, M Sovel, DD Sjoberg, M McSweeney, D Douglas, DR Jones, PT Scardino, GA Soff, N Fabbri, K Sepkowitz, VE Strong, IS Sarkaria