Home > Notícias > Tempo entre biópsia prostática e prostatectomia influencia?

Tempo entre biópsia prostática e prostatectomia influencia?

12.06.2015 | Uro-oncologia

É muito comum, em pacientes que serão operados por câncer de próstata, ou seja, serão submetidos a prostatectomia radical, o questionamento sobre quanto tempo podem aguardar desde a biópsia até a realização da cirurgia. Já foi cogitado que o prazo seguro seria de seis meses, mas alguns artigos questionam esse prazo.

Um artigo interessante que será publicado em julho de 2015 no periódico Prostate fornece mais subsídios para esclarecer essa dúvida. Os autores avaliarem 4610 pacientes submetidos a prostatectomia radical entre 1990 e 2011, dividindo-os em grupos de acordo com a agressividade da doença. Os resultados foram um prazo médio de 64 dias entre a biópsia e a prostatectomia, sendo que quando a cirurgia era feita mais de 75 dias após a biópsia, o resultado patológico era mais adverso. Quando os pacientes eram divididos de acordo com as características de sua doença, os pacientes com doença menos agressiva (Gleason 6) teriam um prazo de 150 dias, os com agressividade intermediária (Gleason 7) teriam 60 dias e os de maior agressividade (Gleason 8-10) teriam 30 dias de prazo entre a biópsia e a cirurgia, sem prejuízo do resultado patológico.

O artigo fornece mais um subsídio sobre o assunto, tão útil na prática clínica, mas tais prazos devem ser analisados individualmente entre cada paciente e seu médico assistente.

Delay From Biopsy to Radical Prostatectomy Influences the Rate of Adverse Pathologic Outcomes

Prostate 2015 Jul 01;75(10)1085-1091, WT Berg, MR Danzig, JS Pak, R Korets, A RoyChoudhury, G Hruby, MC Benson, JM McKiernan, KK Badani