Home > Notícias > Campanha Novembro Azul 2015

Campanha Novembro Azul 2015

11.11.2015 | Gerais, Saúde do homem

A campanha Novembro Azul é uma ação de conscientização dos homens sobre o câncer de próstata, o tumor mais comum no universo masculino. É uma oportunidade também para a maior atenção quanto à saúde geral, não só prostática, sendo um incentivo ao auto-cuidado e bons hábitos.

O movimento surgiu na Austrália em 2003 e, atualmente, ocorre em vários países. No Brasil, o Novembro Azul, idealizado pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, é realizado anualmente desde 2008. Em 2015, serão várias ações, palestras e intervenções ao longo do mês, em todos os estados.

A doença tem a possibilidade de ser curada, desde que diagnosticada em sua fase inicial. Os tumores de próstata menos agressivos, chamados de baixo risco, têm uma possibilidade de cura estimada em 90%. Em alguns casos, inclusive, podem ser acompanhados sem nenhum tipo de tratamento, modalidade conhecida como vigilância ativa.

Assim, é muito importante a conscientização do público masculino sobre a necessidade de procurar por um urologista para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Homens a partir de 50 anos (45 para negros e os que tiverem histórico familiar da doença) devem realizar o exame, sendo este a melhor possibilidade de cura.

O diagnóstico precoce é feito por meio da dosagem sanguínea de PSA e do toque retal. Este é um exame rápido, indolor e com um desconforto mínimo frente ao potencial benefício que pode apresentar para o paciente.

Nos últimos anos, o preconceito quanto ao procedimento foi deixado de lado e mais homens aderiram aos cuidados urológicos necessários. Nota-se assim, a grande importância do Novembro Azul e, consequentemente, a propagação das informações adequadas para o combate ao câncer de próstata.