Um estudo publicado no em outubro de 2014 mostrou o valor preditivo negativo (porcentagem de chance de ausência de doença quando o exame dá resultado negativo) da ressonância magnética no câncer de próstata. O valor encontrado pelo estudo foi de 89,6%, significando que quando a ressonância não mostrou sinais de câncer de próstata, essa era a chance da biópsia também mostrar ausência da doença naquele grupo de pacientes.
A ressonância magnética multiparamétrica da próstata tem se mostrado uma ferramenta importante na investigação de pacientes com suspeita de câncer de próstata e mesmo naqueles com doença já diagnosticada. Quando bem indicada, pode ajudar a definir qual a melhor estratégia de tratamento, e também pode reduzir o número de biópsias prostáticas.
O câncer de próstata é uma das doenças com maior evolução no conhecimento nas últimas décadas, possibilitando oferecer aos pacientes tratamentos menos invasivos, e em alguns casos até mesmo acompanhar pacientes com doença pouco agressiva. A melhor estratégia deve sempre ser discutida entre paciente e seu médico assistente.
European Journal of Radiology
October 2014Volume 83, Issue 10, Pages 1740–1745
Negative predictive value of multiparametric MRI for prostate cancer detection: Outcome of 5-year follow-up in men with negative findings on initial MRI studies R. Itatani, T. Namimoto, S. Atsuji, K. Katahira, S. Morishita, K. Kitani, Y. Hamada, M. Kitaoka, T. Nakaura, Y. Yamashita