O câncer colorretal é uma neoplasia maligna com potencial de cura, mas que pode evoluir para estágios mais graves, o que torna fundamental o seu diagnóstico e tratamento ainda na fase inicial. Origina-se de qualquer parte do cólon, reto ou canal anal, atingindo pessoas de ambos os sexos, geralmente após os 50 anos.
Um estudo recente associou o risco de câncer colorretal ao diagnóstico do câncer de próstata. A pesquisa, realizada em uma universidade no Canadá, analisou cerca de 14 mil casos, nos quais os pacientes foram diagnosticados com o câncer de próstata primário. A série envolveu homens com média de 69 anos e sem histórico de câncer invasivo na data de diagnóstico do tumor prostático.
Os pesquisadores observaram uma relação entre o câncer de próstata com um crescente risco no diagnóstico de tumor secundário, o colorretal. De acordo com o estudo, os dados comparativos estão associados ao tratamento do câncer primário por meio da radioterapia.
Assim, o estudo apontou para a importância de uma avaliação adequada para detectar o câncer colorretal após diagnosticado o tumor de próstata primário, principalmente para homens tratados por meio da radioterapia.