O cálculo renal, conhecido também como pedras nos rins, é uma doença que acomete cerca de 12% dos homens e 6% das mulheres e está diretamente relacionada com a alimentação. Alimentos ricos em proteína animal e sal e a baixa ingestão de água são alguns dos fatores que favorecem a ocorrência do problema. Uma dieta adequada, por outro lado, pode auxiliar na prevenção do cálculo renal.
O ácido cítrico, presente em frutas cítricas, é um nutriente que protege o organismo da formação dos cálculos renais. Porém, além da mudança de hábitos alimentares, outros fatores são importantes para prevenir o problema.
A prática de exercícios físicos constante e a perda de peso também auxiliam na prevenção. E a partir da composição do cálculo renal, o médico especialista pode definir uma dieta com mais eficiência. Por exemplo, cerca de 80% das pedras são formadas por cálcio. Outra formação muito comum ocorre a partir do ácido úrico.
Diagnosticada a doença, o paciente deve procurar por um urologista ou nefrologista para iniciar o tratamento e prevenção adequados. Métodos endoscópicos pouco invasivos, litotripsia extra-corpórea e cirurgia percutânea são os principais procedimentos indicados para o problema, com excelente taxa de resolução. Já o uso de medicamentos auxilia na eliminação espontânea do cálculo.
Confira outras importantes dicas de prevenção no Portal da Urologia, da Sociedade Brasileira de Urologia.